Porto de Pesca

 

O porto de Pesca está localizado na margem norte do Rio Lima, junto à Foz, e é base de uma robusta frota pesqueira com tradições históricas na cidade, alimentando um trânsito diário com expressão económica e social no tecido urbano. Está em curso a elaboração do projecto de "ordenamento do estacionamento da frota de pesca do porto de Viana do Castelo" a construir e equipar até finais de 2011.

 

Doca de Pesca

Esta doca é destinada aos pequenos barcos de pesca costeira, tem uma área molhada de 8.300 m2 e fundos rochosos à cota (-3.00 Z.H.). A doca possui uma configuração rectangular e é limitada por 310 metros de cais acostável, onde existem linguetas, escadas para descarga de pescado, além de uma rampa, a poente, para encalhe e reparação de embarcações e lançamento da lancha salva-vidas. O acesso a esta doca é feito desde a bacia de acesso e circulação por um canal à cota (–4.00 Z.H.), com 170 m de comprimento.

 

Cais de Descarga e Lota de Venda de Pescado

Para a descarga do pescado utiliza-se o novo cais de pesca, junto à lota com 170 metros de comprimento e profundidade de 5,5 metros. O edifício da lota destina-se às operações de manipulação e 1ª. venda do pescado e possui uma superfície de 1.800 m2. Dispõe ainda de uma bancada, com capacidade para 100 compradores, e de excelentes instalações para os serviços administrativos e outros serviços de apoio.

 

Armazéns de Aprestos

Há, na zona portuária, 39 armazéns para recolha de apetrechos de pesca, preparação e embalagem de peixe.

 

Estaleiros de Construção e Reparação Naval de Embarcações de Pesca

Existem neste porto dois estaleiros que se dedicam à actividade da construção e reparação naval de embarcações em madeira destinadas à pesca.

VIANAPESCA – Construções e Reparações Navais, Lda

Marçal Martins de Oliveira - Construtor Naval