Porto Comercial
Terminal Roll-On/Roll-Off
Constituído por um cais de atracação com 245 metros de comprimento, equipado com um pontão flutuante e uma ponte de ligação ao terrapleno.
Este, destinado ao parqueamento de atrelados e contentores, possui uma área com 3.000 m2. O terminal permite operar navios com rampa lateral, rampa de proa ou de popa, em qualquer situação de maré.
Terminal de Asfalto GALP
Terminal de receção, armazenagem e distribuição de asfaltos com uma capacidade total de 6.256 m3 distribuída por 15 tanques. É abastecido por duas tomadas de cais de 6" de diâmetro, situadas no sector 1 do Cais Comercial.
GALP Comercialização Portugal, Lda.
Terminal de Cimento CECISA
Terminal de receção de cimentos e cinzas, ocupa uma área global de 12.900 m2, sendo constituído por um armazém de ensacagem / armazenagem, com área de cerca de 3.800 m2 e por 16 silos, com uma capacidade total de 49.800 toneladas de armazenagem.
CECISA – Comércio Internacional, S.A
Terminal de Cimento SECIL
Terminal de receção, armazenagem e distribuição de cimento a granel, com uma capacidade de armazenagem de 6.000 toneladas. É abastecido por uma tomada de cais de 10" situada no sector 4 do Cais Comercial.
SECIL – Companhia Geral de Cal e Cimento, S.A
Os 487 metros de cais do sector comercial limitam terraplenos com a área de 16 ha.
Redes de Distribuição de Água e Eletricidade
O porto dispõe de redes privativas para fornecimento de água e energia elétrica aos navios, bem como às instalações e edifícios existentes na zona portuária.
Instalações no Porto Comercial
Edifício da Administração Portuária
Neste edifício encontra-se instalada a Administração e todos os Serviços que compõem a estrutura orgânica da APVC, SA, bem como a Autoridade Aduaneira, Brigada Fiscal da GNR e os serviços administrativos do Posto de Inspeção Fronteiriço.
Edifício da Comunidade Portuária
Edifício onde se encontram instaladas as Empresas de Estiva, os Agentes de Navegação, e a Empresa de Trabalho Portuário.
Instalações dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras
A poente do edifício da comunidade portuária encontra-se instalado o SEF – Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.
Posto de Inspecção Fronteiriço
O Posto de Inspeção Fronteiriço-PIF, sob jurisdição da Direção Geral de Veterinária que tem por incumbência inspecionar os produtos destinados à alimentação humana e não humana, proveniente de países terceiros.
Complexo Oficinal
Destinado à reparação e conservação das suas infra-estruturas e equipamentos, o porto de Viana do Castelo dispõe de oficinas de mecânica, eletricidade, serralharia e carpintaria.