
O Porto de Leixões recebeu, no dia 18 de junho, o VASCO DA GAMA, o maior navio de cruzeiro com bandeira portuguesa, que atracou no Terminal de Cruzeiros com 961 passageiros e 503 tripulantes a bordo.
Durante a sua estadia no Porto de Leixões, o VASCO DA GAMA levou a cabo uma Campanha Ambiental, sob o nome “VASCO DA GAMA – Juntos por um Mundo Melhor”, que visou a limpeza da Praia de Matosinhos, localizada junto ao Terminal de Cruzeiros. Esta ação, pretendeu sensibilizar para a importância da proteção do meio ambiente e do ecossistema costeiro, envolvendo tripulação, parceiros e comunidade num esforço conjunto por um futuro mais sustentável.
Este emblemático navio encontra-se a realizar um cruzeiro de 15 dias, com partida de Barcelona e destino a Kiel, na Alemanha, com escalas em Alicante, Málaga, Gibraltar, Lisboa, Leixões, Corunha, Bilbau, Le Verdon-sur-Mer, Saint-Malo e Zeebrugge.
Construído em 1993 para a Holland America Line sob o nome de MS Statendam, o VASCO DA GAMA foi renovado em 2021 nos Estaleiros Navais do Porto de Viana do Castelo e atualmente é operado pela Nicko Cruises, empresa do grupo Mystic Cruises, de capital português. O navio presta serviço principalmente aos mercados britânico e alemão, mantendo o nome atribuído pela antiga CMV (Cruise & Maritime Voyages), em homenagem ao navegador português Vasco da Gama.
Com 219 metros de comprimento, 31 metros de boca, 40 metros de altura e 55.451 toneladas de arqueação bruta, o VASCO DA GAMA tem capacidade para cerca de 1.500 passageiros e 600 tripulantes, destacando-se como o maior navio da Mystic Cruises e o maior navio de cruzeiro de bandeira portuguesa.