Voltar

APDL acolhe iniciativa “2 DIAS, 2 PORTOS” promovida pela APLOG

A iniciativa "2 DIAS, 2 PORTOS", promovida pela APLOG - Associação Portuguesa de Logística (APLOG - Associação Portuguesa de Logística), em parceria com a APDL, decorreu entre os dias 7 e 8 de abril, nos portos de Leixões e de Viana do Castelo.

Destinada sobretudo aos clientes/utilizadores dos portos, a quadros de empresas e a profissionais envolvidos em atividades de logística ou supply chain com as áreas portuárias, participaram nesta formação cerca de 20 profissionais do setor.

 

O programa incidiu sobre diversas temáticas portuárias, com a abordagem dos desafios que se colocam atualmente às duas infraestruturas, contando com a apresentação de projetos pioneiros no âmbito do desenvolvimento tecnológico, da sustentabilidade ambiental e na criação de condições para a implantação de boas práticas com vista à descarbonização e à transição energética.

O primeiro dia da iniciativa, que decorreu no porto de Leixões, contou com as intervenções de Nuno Araújo (PCA da APDL), Raul Magalhães (Presidente da APLOG), Jaime Vieira dos Santos (Comunidade Portuária de Leixões), Armindo Carvalho (FEP), Hugo Bastos (DSI da APDL) e Rui Ribeiro (NOS), onde foram dados a conhecer projetos atuais e futuros relativos à infraestrutura portuária, fomentando a partilha de informação e experiência. 

Realizaram-se ainda visitas ao Núcleo de Simulação da APDL, ao Centro de Coordenação de Navios e Terminais Portuários, à Plataforma Logística do Porto de Leixões, ao armazém logístico do Grupo Luis Simões, culminado com uma Visita ao Terminal de Cruzeiros de Leixões.

 

A 8 de abril realizou-se o segundo dia do evento no Porto de Viana do Castelo, dedicado a esta infraestrutura portuária, contando com as intervenções de Joaquim Gonçalves (Administrador da APDL), Raul Magalhães (Presidente da APLOG), Luís Paz da Silva (Presidente da Comunidade Portuária de Viana do Castelo), Manuel Cunha Júnior (Presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo), José Pinheiro (Diretor do Projeto WindFloat Atlantic) e Miguel Silva (Diretor da Corpower Ocean Portugal). Estas intervenções, para além de permitirem dar a conhecer os 

planos da APDL para o Porto de Viana, demonstraram a capacidade da infraestrutura portuária para acomodar projetos no âmbito das energias renováveis. Da parte da tarde tiveram lugar visitas às unidades fabris da Enercon, aos estaleiros navais da West Sea e ao porto comercial de Viana do Castelo.

 

Nestes dois dias foram ainda várias as ocasiões de convívio entre os participantes, como é disso exemplo os momentos de networking, destacando-se a participação do Presidente da CCDR-N, Professor António Cunha, e do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Arq. Luís Nobre, os quais provocaram uma discussão mais dinâmica, relativamente aos tópicos apresentados ao longo dos dois dias do evento.

 

 

Abril 2022