Back

Porto de Viana do Castelo cresce 19% na movimentação de mercadorias

Movimento de granéis sólidos aumenta cerca de 112% no porto de Viana do Castelo


Nos primeiros nove meses do ano, o movimento de mercadorias no Porto de Viana do Castelo registou um crescimento de 19%. Com cerca de 308 mil toneladas de carga movimentada até setembro, a média mensal no Porto de Viana do Castelo superou as expetativas registando um acréscimo de 26% face ao mesmo período do ano anterior.
 
Com os granéis sólidos a registarem um considerável aumento, as 124 mil toneladas movimentadas desta tipologia de carga corresponderam a um crescimento de 112% face ao período homólogo.
 
Entre as principais mercadorias movimentadas no Porto de Viana do Castelo destacam-se os agroalimentares que, registaram um aumento de 51 mil toneladas (+ 537%), tornaram-se na principal mercadoria importada através desta infraestrutura portuária.
 
"Desde o início do ano o Porto de Viana do Castelo tem assistido a um crescimento sucessivo da movimentação de mercadorias. Entramos agora no último trimestre do ano com grande expectativa para o fecho de 2019. Esta infraestrutura portuária tem conseguido criar um dinamismo muito interessante para a economia da região e do país", afirma a Administração dos Porto do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
 
O Porto de Viana do Castelo tem um papel preponderante no desenvolvimento socioeconómico da região. A APDL pretende dar maior visibilidade a esta infraestrutura portuária, promovendo a proximidade com a população local e com a comunidade académica. Recorde-se que no passado dia 12 de outubro comemorou-se o Dia do Porto de Viana do Castelo, evento que vai na sua sexta edição, e que contou com a presença de milhares de pessoas.
 
Neste dia aberto à comunidade, o porto deu oportunidade à população de conhecer toda a infraestrutura portuária, destacando-se as visitas guiadas a bordo de uma embarcação pelo estuário do rio Lima e ainda as visitas aos estaleiros navais. Os participantes puderam desfrutar, das várias animações para crianças e ainda de iniciativas culturais levantadas a efeito na Praça da Liberdade.

Outubro 2019