Back

Dia do Porto de Viana do Castelo celebra-se online

Este sábado, dia 10 de outubro

História do porto, estaleiros e investimentos são alguns dos conteúdos a transmitir

A 7.ª edição do Dia do Porto de Viana do Castelo é, este ano, celebrada online. A história da infraestrutura portuária, que remonta a 106 anos, e dos seus estaleiros, bem como os investimentos previstos e em curso são alguns dos conteúdos que serão transmitidos no próximo sábado, 10 de outubro, a partir da página de Facebook do porto minhoto.


 
Entre as 10h00 e as 19h00, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai assinalar esta infraestrutura portuária como peça fundamental do desenvolvimento da cidade com particular incidência nos territórios que o envolvem, através da partilha de vídeos históricos e de infografias explicativas das intervenções que estão em curso e que vão contribuir para melhorar a competitividade da região.
 
"Queremos relembrar que Viana é amor e é um porto também: um porto de abrigo, um porto de entrada, um porto de pesca, um porto de recreio, um porto de construções e reparações navais. Neste ano atípico, as celebrações do Dia do Porto vão manter-se porque esta infraestrutura não para, nem parou. É uma forma de agradecermos, também, a todos os trabalhadores do porto e à Comunidade de Viana", salienta Nuno Araújo, presidente da APDL.
 
A decisão da APDL de assinalar a iniciativa através de meios unicamente digitais justifica-se como sendo uma medida de prevenção e contenção da COVID-19, que procura respeitar as normas impostas pela Direção Geral de Saúde.
 
Recorde-se que, inseridos na Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, o Porto de Viana do Castelo recebeu, nos últimos anos, investimentos que são determinantes para a sua operacionalidade: novos acessos rodoviários, uma obra de 5,3 milhões de euros de investimento; e a dragagem do canal de acesso aos Estaleiros Navais, uma intervenção anunciada este ano, que vai estimular o desenvolvimento industrial, permitir a entrada de navios de maior dimensão e potenciar a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa.

 

Outubro 2020