Back

APDL Participa no Encontro Energias Renováveis e Robótica em Viana do Castelo

O Presidente do Conselho de Administração da APDL, Nuno Araújo, participou esta quinta-feira, 8 de outubro, num encontro sobre a Energias Renováveis e Robótica, em Viana do Castelo.
 

O encontro promovido dela Câmara de Viana do Castelo, promoveu a apresentação de diversos projetos e iniciativas no âmbito Energias Renováveis e Robótica da economia do mar, sublinhando este município como um líder deste cluster. A reunião de diversas entidades visou aprofundar futuras parcerias, potenciando a cooperação tecnológica e o conhecimento entre as instituições, o ensino e as empresas ligadas às energias oceânicas da região Norte de Portugal.
 

A APDL integrará ativamente estas parcerias, na rota da sua aposta nas energias renováveis e novas tecnologias.
 

Estão atualmente a ser investidos 16 milhões de euros, inseridos num projeto global de 52 milhões de euros, num Centro de Investigação e Desenvolvimento que criará conversores de energia das ondas, a instalar no Porto de Viana do Castelo, onde a administração portuária proporcionará espaço para o fabrico, montagem e manutenção dos equipamentos.
 

Será ainda desenvolvido um projeto piloto de energia fotovoltaica flutuante e instalado o primeiro centro europeu de testes de robôs marítimos em ambiente real, onde a APDL é um parceiro relevante.
 

Projetos em que estamos envolvidos como Eco Wave Power, projecto que derivou do Bluetech Accelerator, ou Corpower, entre outros, são exemplos da estratégia de sustentabilidade ambiental que temos potenciado, no âmbito da Avaliação Ambiental Estratégica do Plano Estratégico da APDL, como forma de reduzir a pegada ecológica e estimular soluções diversas e mais eficientes

 

Outubro 2020