Back

APDL parceira no exercício de combate à poluição "ATLANTIC POLEX.PT 2022" ao largo de Viana do Castelo

Nos dias 4 e 5 de maio, decorreu, ao largo do Porto de Viana do Castelo o simulacro "ATLANTIC POLEX.PT 2022", que se carateriza por ser um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho, que pretende testar o plano nacional de contingência contra incidentes de poluição nos diferentes tipos de cenários passíveis de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia.

O exercício, organizado pela Direção de Combate à Poluição do Mar, da Autoridade Marítima Nacional, conta com o apoio e intervenção da APDL.
Com início a 4 de maio, realizou-se a primeira fase do exercício, com a simulação de uma mancha de poluição em alto-mar e as respetivas operações de contenção e recolha de material poluente, bem como a realização de um seminário que terá como tema "Preservação do meio marinho" onde serão abordados assuntos como a poluição do meio marinho e onde será apresentado o exercício combate à poluição do mar. Este seminário terá lugar no Auditório do Centro de Mar – Navio Gil Eannes e é aberto à população em geral.

No segundo dia do exercício, 05 de maio, realizaram-se diversas ações de combate à poluição do mar, decorrente da simulação do incidente de poluição marítima, e serão empenhados diversos meios, em diferentes cenários, em terra e no mar, tendo como objetivo treinar os procedimentos de resposta em emergência em caso de incidentes de poluição do meio marinho, previstos no Plano Mar Limpo, em diferentes tipos de cenários. Para o efeito, a APDL disponibiliza vários meios, equipamentos, embarcações, e apoio logístico no exercício que decorre na área de jurisdição do Porto de Viana do Castelo.