Back

ESTRATÉGIA PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

 

A Exma. Sra. Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu à apresentação formal da "Estratégia para o Aumento da Competitividade do Porto de Viana do Castelo", a qual teve lugar na passada terça-feira, dia 24 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, na qual também participaram o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

Esta sessão contou ainda com a presença do Presidente da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Emílio Brògueira Dias, do Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, de vários representantes de entidades públicas e privadas, muito em particular os relacionados com o setor marítimo-portuário e de uma numerosa assistência.

 

Nesta cerimónia foi assinado um Memorando de Entendimento entre a APDL e a WEST SEA, referente ao investimento para o aprofundamento do anteporto e do canal de acesso aos estaleiros navais e ao cais do bugio, intervenção que permitirá receber navios de maior dimensão e potenciará a criação de um cluster competitivo na indústria naval portuguesa.

Foi também assinado o contrato de concessão entre a APDL e a METALOREP – Construção e Reparação em Metalomecânica, para a exploração da doca seca "Eng.º Duarte Pacheco", por um prazo de 30 anos, que tem por objeto a manutenção e reparação naval, a reconversão e construção de embarcações comerciais, de turismo e de recreio e a comercialização de equipamentos navais.

 

Por fim, foi ainda assinado um protocolo entre a APDL e o Município de Viana do Castelo, com a finalidade de concretizar a construção do novo acesso rodoviário ao porto comercial. A nova rodovia, com cerca de nove quilómetros de extensão, ligará o porto comercial ao nó da A28, em São Romão de Neiva, permitindo retirar o tráfego de pesados do interior da Vila de Darque, projeto avaliado em 9,5 milhões de euros, com conclusão prevista durante 2019.

 

Ver Fotos

 

25/01/2017